20 de agosto de 2008

Tela hi-tech da Globo "dá pau" e deixa apresentadores na mão


As telas sensíveis ao toque, queridinhas do mundo tecnológico e apontadas como sucessoras do mouse, têm causado problemas nas transmissões da Olimpíada na Globo. A emissora usa o recurso para mostrar dados de atletas e a programação dos jogos, mas é comum a tela "dar pau" e não responder aos comandos do apresentador.
Um vídeo no YouTube mostra a apresentadora Mylena Ciribelli com dificuldades em exibir a agenda do Brasil nos Jogos, já que a imagem na tela se recusa a avançar, mesmo com insistentes toques da apresentadora. No último domingo (17), o mesmo problema ocorreu quando ela tentava mostrar informações sobre atletas da delegação.


Segundo a Globo, a tela "multi-touch" foi utilizada pela primeira vez em uma edição do "Fantástico" no dia 3 de agosto, antes do início da Olimpíada. Pelo sistema, é possível ampliar, diminuir e girar imagens na tela --várias pessoas podem fazer isso ao mesmo tempo. O apresentador também pode escrever sobre a tela.
A mesma tecnologia é utilizada pela rede de televisão norte-americana CNN no noticiário sobre as eleições nos Estados Unidos. O sistema foi desenvolvido pela empresa Perceptive Pixel, de Jeff Han.
A expectativa é que outros programas da Globo passem a utilizar telões com telas sensíveis ao toque. A emissora carioca afirma que incidentes como esse são previsíveis em transmissões ao vivo. Segundo a Globo, os problemas técnicos não chamaram a atenção do telespectador.

Nenhum comentário: