20 de agosto de 2008

Banda larga de 1 Gbps estréia em SP

É, mas não se animem muito não porque ainda não é para o usuário doméstico mas, é assim que as coisas começam né? e eu que nem um mega tenho em Coelho Neto no Rio..... snif, snif....

Nesta terça-feira, 19 de agosto, o Ministério da Ciência e a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) apresentam na USP uma nova rede de fibra óptica com 145 quilômetros de extensão e banda de 1 Gbps para cada membro. A infra-estrutura, chamada de MetroSampa, custou R$ 3,2 milhões para ser construída e faz parte de um conjunto de redes acadêmicas construídas em várias capitais do país. Belém, Manaus, Vitória, Florianópolis, Distrito Federal e Natal já contam com redes do tipo. Todas elas são interligadas à Rede Ipê, a internet acadêmica do Brasil.
Uma das funções centrais da rede será a transmissão de cirurgias e outros procedimentos médicos ao vivo para treinamento médico. Além disso, a rede será usada para troca de dados por pesquisadores nas áreas de física de altas energias, engenharia mecânica, meio ambiente e geociência.
A rede vai interligar seis centros de pesquisa e unidades médicas da USP, Unifesp e Instituto Dante Pazzanese. Na cerimônia de inauguração, ela será usada para realizar um vídeo conferências entre os três centros médicos integrados.
Os recursos usados para construir a MetroSampa foram cedidos pelo Ministério da Ciência e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Nenhum comentário: