7 de agosto de 2008

Inventada câmara com campo de visão semelhante ao olho humano


Cientistas norte-americanos desenvolveram o protótipo de uma máquina fotográfica cujo campo de visão é muito semelhante ao olho humano, representando mais um passo para criar uma retina artificial.

O protótipo tem aproximadamente o tamanho e a forma de um olho, e uma "retina" curva sensível à luz, informa a revista Nature.

As câmaras convencionais usam lentes curvas para focar imagens numa superfície plana onde a luz é captada por filme ou sensores digitais. Todavia, essa focagem distorce a imagem, sendo necessárias mais lentes para reduzir as distorções, o que aumenta o volume e preço do dispositivo.

Em comparação, a visão humana usa uma única lente e não faz distorção porque foca as imagens numa superfície curva na parte de trás do olho.

«As simulações ópticas e os estudos de imagiologia mostram que estes sistemas proporcionam um campo de visão muito mais amplo, melhor uniformidade de iluminação e menos distorções do que as câmaras planas de lentes semelhantes», explicou John Rogers, professor de Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade de Illinois e um dos um dos autores do protótipo.

Segundo os cientistas, esta nova tecnologia ajudará a simplificar e a aperfeiçoar o desenho de minicâmaras fotográficas e ser também usado em imagiologia biológica. Poderá ainda ser aplicado em robôs, como olhos artificiais, fazendo lembrar o computador que no filme "2001: Uma Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick, espiava a tripulação da nave espacial.

Nenhum comentário: