27 de março de 2009

Google inclui tecnologia semântica em serviço de buscas



O Google anunciou, nesta terça-feira (24), que integrou ao seu sistema de busca uma tecnologia de semântica, o que permitirá ao site associar as palavras buscadas a outras de significado parecido, para melhorar a procura feita pelos usuários.

Segundo a empresa, chamada "busca semântica" será habilitada em 37 idiomas.
Isso significa que, com a mudança, uma procura no Google em inglês a partir da inserção das palavras "princípios da física", por exemplo, trará sugestões de links sobre o "big bang" e "mecânica quântica".

"Haverá mais perguntas, mais linguagens, e fazemos nossas sugestões do que é mais relevante para a necessidade do internauta atualmente", escreveram os engenheiros no blog oficial do Google.

Os serviços de busca na internet são tradicionalmente baseados em casamentos de palavras-chave classificadas em blocos de perguntas, que contêm palavras inseridas nos sites ou em outros dados on-line.

O interesse pelas "buscas semânticas" tem crescido para criar sistemas mais inteligentes que, em vez da simplicidade do casamento das palavras, procuram interpretar e compreender o significado de sentenças ou combinações de palavras.

Nenhum comentário: