12 de janeiro de 2009

Empresário é detido por fraude de um bilhão de dólares na Índia

MUMBAI, Índia, 10 Jan 2009 (AFP) - O fundador e diretor do quarto grupo indiano de programas e serviços de informática, Satyam, foi detido neste sábado e deve responder processo na justiça depois de ter reconhecido uma fraude contábil de um bilhão de dólares que comoveu o país.
B. Ramalinga Raju foi detido de madrugada e interrogado pela polícia em Hyderabad (centro), onde fica a sede do gigante da informática indiano Satyam, ameaçado agora de quebra, informou seu advogado, S. Bharat Kumar."Raju foi submetido a um exame médico na primeira hora deste sábado porque não estava se sentindo bem", indicou.Raju admitiu na quarta-feira que a contabilidade de sua empresa foi falsificada durante vários anos e que os dados sobre os lucros foram inflados em mais de um bilhão de dólares.
A autoridade reguladora dos mercados indianos SEBI também quer interrogar o empresário, um dos pioneiros de um setor informático que garantiu à Índia reputação mundial e um dos preferidos dos fundos de investimentos internacionais.Depois de reconhecer a fraude, Raju pediu demissão de seu cargo e as ações da Satyam despencaram 78% na Bolsa de Mumbai.O escândalo da Satyam "é o primeiro deste tipo", afirmou C. B. Bhave, presidente da SEBI, citado pea agência Press Trust of India.
O setor de informática indiano e seus quatro grandes -Infosys, Satyam, Wipro e Tata Consultancy Services- estão entre as principais vítimas na Índia da crise mundial originada nos EUA, seu principal mercado.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2009/01/10/ult34u216783.jhtm

Nenhum comentário: